INSS simplifica serviços do Meu INSS

Publicado em 20 de setembro de 2022, por | Categoria: Destaque

O INSS oferece atualmente mais de 100 serviços ao cidadão, todos já disponíveis nos canais remotos. Para facilitar a vida de quem precisa achar um serviço específico, o menu de serviços disponíveis será simplificado a partir de hoje (22).

Com a nova regra, quem ligar para o 135 ou acessar o Meu INSS não precisará, por exemplo, mais ficar em dúvida entre os serviços “Atualização de Dados Cadastrais” (que servia para atualizar os dados de qualquer pessoa) e “Atualização de Dados do Benefício” (que servia para atualizar dados de quem já recebe benefício do INSS), por exemplo. Bastará escolher o serviço “Atualizar Cadastro e/ou Benefício”, que permitirá atualizar os dados cadastrais faltantes ou que se encontram inconsistentes no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e/ou no benefício do requerente; e ainda atualizar (incluir/alterar/encerrar) o tipo e código de atividade que o segurado realiza ou realizava.

Veja os novos serviços do Meu INSS e o que cada um deles oferecerá:

Atualizar Cadastro e/ou Benefício

– atualizar os dados cadastrais faltantes ou que se encontram inconsistentes no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e/ou no benefício do requerente;

– atualizar (incluir/alterar/encerrar) o tipo e código de atividade que o segurado realiza ou realizava.

 

Atualizar Procurador e Representante Legal

– atualizar (incluir/excluir/renovar) o procurador do benefício; e

– atualizar (incluir/excluir/renovar) o representante legal (tutor, curador, administrador provisório) do benefício.

 

 

Atualizar Dados do Imposto de Renda

– retificar dados ou valores do benefício contidos no Informe de Rendimentos emitido pelo INSS para declaração do ajuste anual do Imposto de Renda (IR);

– atualizar (inclui/excluir) a quantidade de dependentes para fins de dedução de Imposto de Renda no benefício; e

– atualizar o tipo de tributação de IR para “exterior” quando há a saída definitiva do(a) segurado(a) do país.

 

Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido

– emitir eventuais valores não recebidos pelo beneficiário; e

– reativar o benefício com status suspenso ou cessado quando cabível.

 

Solicitar Desistência, Encerramento e Renúncia de Benefício

– Realizar a desistência/cancelamento de um benefício;

– Encerrar (cessar) o benefício, em virtude do óbito do titular; e

– Cessar a cota/benefícios de pensão por morte ou auxílio-reclusão.

 

Serviços que estarão disponíveis apenas pelo 135:

 

Atualizar Vínculos e Remunerações e Código de Pagamento

– acerto de vínculo e remuneração; e

– alterar código de pagamento que foi utilizado de maneira equivocada no recolhimento das contribuições.

 

Solicitar Exclusão e Reativação de Empréstimo Consignado Judicial

– será utilizado para cumprir determinação judicial para fins de exclusão ou reativação da consignação decorrente de empréstimo consignado.

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